sábado, 23 de janeiro de 2010

Haiti

Após a enorme tragédia do Haiti deixamos de ter crise e desemprego nos jornais, passamos apenas a ter mortos, feridos e todos os derivados duma tragédia com aquela dimensão ..

Mas, a meu ver, o mais grave é que de repente encontraram-me milhões de euros para enviar para lá, criaram-se programas de telvisão para angariar dinheiro, jogos de futebol e mais umas centenas de coisas..


Então, o estranho para mim é :

Existem milhares de pessoas no desemprego, outras tantas a passar fome, mais as empresas com problemas financeiros em risco de falir por falta de dinheiro (e qundo empresas entram em falência criam-se mais desempregados).. tudo dentro do nosso pequeno país!
e o que se verificica é que para isso não há dinheiro porque, diz que, o estado não tem dinheiro !

Acho que estou confusa, portanto !

Não querendo de todo ser mal interpretada, lamento imenso o que aconteceu no Haiti e acho que todos devemos ajudar ! Mas, depois de conseguirmos ajudar o que é nosso..
Desculpem lá o meu egoísmo !

6 comentários:

Isabel disse...

este texto faz sentido.

Anónimo disse...

desculpa a minha sinceridade, mas aquele país é bem mais pobre que o nosso, e neste momento a sua situação piorou. Estás a defender a ideia de "ajudar primeiro os nossos, e depois eles" - é tipo o "primeiro eu, depois os outros". Realmente soa a egoísmo! lá a situação é cruelmente dramática, cá (em comparação a lá) é um país super-desenvolvido, é o paraíso!
- não penso duas vezes em elogiar os 'comandantes' do nosso País que estão a contribuir para o (re)erguer daquele país, daquelas pessoas.

Anónimo disse...

E realmente estamos em crise, todos sabemos isso. Por isso mesmo os programas e os jogos (e etc's) para arranjar o dinheiro. Dinheiro esse que agora será encaminhado para o Haiti. Confesso que a minha família tem problemas financeiros, mas não hesito em dar-lhes o que a mim é adiável e para eles é essencial.

Anónimo disse...

isso há em todo o lado, até mesmo nos países mais desenvolvidos. Mas também somos ricos em instituições de solidariedade, sabes que sim. melhoramentos rápidos são difíceis, mas com tempo (acredito, deixem-me sonhar) o nosso mundo será melhor.

Ade disse...

Tens razão no que dizes, mas é que com a tragédia do Haiti, esse país ficou totalmente destruído, e claro o nosso país deve ajudar esse país mas tambem as pessoas que necessitam no nosso.
oh obrigada :)

Maria Francisca disse...

Desculpa, mas sou contra o que dizes.
Primeiro, tens a noção do que é teres tipo milhares de mortos ao teu lado?
Mas pronto, não vamos entrar sequer por aí.
O Haiti é dos países mais pobres do Mundo. E, em termos de comparação, nós estamos bem. Estamos óptimos!
Estás a julgar a ajuda que todos os países estão a dar mas reprovas se não houver apoio entre os países.
Nós não vivemos só nós, só Portugal. Há montes de influência de toneladas de sítios.
Vamos cortar a ajuda que o país MAIS POBRE do mundo precisa (estando completamente DESTRUÍDO) porque a economia está mal?
Não é egoísmo. Acho que é mais ceguês, não tens noção de certas coisas que são, definitivamente, importantes para esse tipo de opinião.